O desenvolvimento da vocalização e da palavra é um estudo multidisciplinar que envolve pedagogos, psicólogos, psiquiatras, fonoaudiólogos e fisioterapeutas.
A linguagem é um arranjo cultural sistemático de símbolos com significados que permitem que nos comuniquemos sobre coisas que não são visíveis e sobre aquilo que está no passado ou no futuro. Trata-se de uma convenção coletiva e atual que expressa uma forma de pensar e de se relacionar com o mundo e com as pessoas.
Os animais possuem um aparelho psíquico, tem sentimentos. Se expressam através de sons, movimentos e gestos. O ser humano além de possuir o aparelho psíquico, possui também o aparelho linguístico que o capacita a estabelecer a comunicação oral e consequentemente a escrita.
Os órgãos vitais que servem para respiração e alimentação também servem para a fala. São eles pulmão, faringe, laringe, traqueia, esófago, boca, dentes e lábios. Sendo que a respiração e alimentação são necessidades básicas, mas a fala ou comunicação estão ligadas à vontade, ou seja, ao desejo. O ser humano pode viver sem falar.
A comunicação pré-verbal, que acontece antes da aquisição da fala, se desenvolve na parte direita do cérebro (nos destros). A comunicação pré-verbal acontece através da linguagem corporal e expressão facial e está ligada ao afeto. Esta comunicação é analógica. Sendo que a comunicação pré-verbal é pré-requisito para o desenvolvimento da comunicação verbal que é digital.
“Aquele que não compreende um sorriso não entenderá um discurso”
Mário Quintana
A linguagem é ao mesmo tempo analógica e digital, sendo que a linguagem verbal, digital, se desenvolve no lado esquerdo do cérebro. Esta linguagem pode ser recortada, dividida em frases, palavras ou sílabas.
A linguagem não verbal, analógica, é desenvolvida no lado direito do cérebro, sendo que não pode ser dividida e expressa sentimentos.
A linguagem também é uma forma de vínculo é uma construção conjunta entre criança e adultos. A linguagem se estabelece na relação, no contato com a linguagem do outro. Ao se amamentar o bebê descobre o prazer da relação, sendo que a linguagem é uma forma de prazer compartilhado que se enraíza no corpo e na relação.
A linguagem precisa de motricidade, pois acontece através do movimento dos lábios, língua, boca e gestos. Mesmo bebês muito pequenos, recém-nascidos, já são reativos à linguagem e o ritmo da fala, entonação, altura e gesto por traz da fala, isto é, a prosódia. Sentimentos e intenções são captados pelos bebês e crianças pequenas.
Para colaborar no desenvolvimento da fala, fale com os bebês muito antes deles começarem a falar. De que forma? Alguns exemplos:
- Fale de forma adulta e real
- Descreva o que está acontecendo no momento e informe o que acontecerá em seguida
- Valorize e responda a toda e qualquer intenção de comunicação
- Faça perguntas simples, de fácil entendimento:
- Você quer um pedaço de maçã ou um pedaço de banana?
- Você viu um cachorro no jardim, não foi?
- O que você viu durante a caminhada?
- Descreva a situação que a criança está vivendo ou acabou de viver
- Você está se divertindo com este brinquedo, não é mesmo?
Atrasos ou dificuldades com a fala podem ocorrer quando há dificuldades para simbolizar, para compreender e entrar no código. Algumas causas:
- Autismo
- Quando a criança é muda
- Dificuldades auditivas ou surdez
Mães deprimidas induzem atrasos importantes de fala e de linguagem na criança, pois a reação do adulto em relação à fala da criança pode dificultar o desenvolvimento da falar, como por exemplo quando ocorrem tentativas de comunicação da criança que não são percebidas ou estimuladas.
Mas, o contrário também pode ser prejudicial, isto é, quando os adultos responsáveis interpretam e respondem muito prontamente, não dando tempo para a manifestação da criança, ela não tem necessidade de falar e não treina a vocalização dos fonemas e palavras.
“A língua está atrelada à cultura e influencia nossa vida de modo imensurável. Bebês e crianças aprendem a língua em contextos naturais quando alguém fala com eles, reage ao que eles dizem e presta atenção em sua fala. A língua influencia o modo como eles percebem o mundo, organizam suas experiências e se comunicam com outras pessoas”
Janet Gonzalez-Mena
O bebê ou criança pequena desenvolve a linguagem quando percebe que a comunicação pode mudar alguma coisa, quando é criado um contexto de cumplicidade. A aquisição da linguagem não é simplesmente a aquisição de uma função, mas verdadeiramente, a formulação de todo um mundo inter-relacional, a instauração de uma ponte entre os objetos internos e externos, entre eu e o outro que ajuda a estabelecer o sentido de si mesmo.
Bibliografia:
GOLSE, Bernard, & COHEN-SOLAL, Julien – “No Início da Vida Psíquica: O desenvolvimento da Primeira Infância” Editora Piaget
GONZALEZ-Mena, Janet & EYER, Dianne Widmeyer– “O cuidado com bebês e crianças pequenas na creche: um currículo de educação e cuidados baseado em relações qualificadas” AMGH Editora Ltda. 9º Edição. Porto Alegre, 2014