Fundamentado em conceitos da Psicologia do Desenvolvimento, na Neurociência, na Abordagem Pikler e inspirado  na Pedagogia Waldorf, o livro Infância Vivenciada descreve as diversas etapas  do desenvolvimento infantil, ampliando a compreensão dos pais sobre o desenvolvimento de crianças e adolescentes, sugerindo atividades adequadas da primeira infância até a adolescência. Oferece, também, muitas possibilidades de atuação pedagógica para professores por meio de recursos práticos, como: brincadeiras, canções, histórias, comemoração de épocas, versos, sugestões de comemoração de aniversário, confecção de brinquedos e alimentação saudável, atividades artísticas e lúdicas que contribuem para uma pedagogia mais humanizada e humanizadora. Este livro tem como principal objetivo promover infâncias e adolescências intensamente vivenciadas.

“Infância Vivenciada é um livro valioso por cuidar da criança ao propor o experimentar, o movimentar e o viver a infância em sua plenitude e com toda a sua potência. Trata da força que o ambiente exerce sobre a criança e a importância da harmonia e da simplicidade impressas nele, trazendo o adulto como o guardião deste meio, ao cuidar dos relacionamentos saudáveis que ali podem acontecer: da criança consigo mesma, com o outro e com o mundo, através do brincar, das histórias, da alimentação, dos desenhos, da criação com as mãos, das festas anuais, da admiração. É um livro precioso para pais e educadores por conter a essência de como a criança vivencia a infância, ao mesmo tempo em que traz reflexões fundamentais e sugestões de caminhos a serem trilhados, de forma prática e objetiva. Livro de cabeceira com linguagem acessível. Continua a me ajudar muito em minha prática como mãe e professora, pois sempre encontro dicas preciosas nele!” Fernanda Gouvea Santos, professora da prefeitura de São Paulo, na Emei Neusa Maria Rossi.

“Esta obra está alicerçada em um olhar profundo e sensível do desenvolvimento da criança e busca entretecer aprendizados da prática pedagógica com conhecimento da arte de educar proposta pela Pedagogia Waldorf. Oferece um rico material de apoio aos educadores que anseiam por uma atuação mais humana e voltada para as necessidades verdadeiras das crianças e que respeite cada fase do seu desenvolvimento.” Liandra Ribeiro, Educadora Waldorf e cofundadora do Espaço Educativo Ecoar da Terra em Florianópolis/SC.

“Infância Vivenciada é aquele livro que pais, mães, educadores, educadoras e todos aqueles que lidam com a primeira infância podem deixar na cabeceira da cama ou junto com os outros materiais pedagógicos do dia a dia. A parte teórica do livro é complementada com atividades práticas descritas de maneira que além de poder realizá-las também nos inspiram a criar as nossas próprias.  O livro nos permite viajar pelas histórias, relembrar canções, versos e poemas que certamente, em algum momento, nós também cantamos, recitamos ou simplesmente ouvimos. Receitas simples de serem realizadas inclusive com as crianças. Todo o material exposto é fruto de uma linda e dedicada pesquisa. Como pedagogo de emergência e pedagogo do trauma, o Infância Vivenciada está sempre viajando ao meu lado.” Reinaldo Nascimento, Terapeuta Social e psicopedagogo, cofundador da Associação de Pedagogia de Emergência no Brasil.

 

Compre Online