
- Este evento já passou.
Liberdade para os Bebês! 1o semestre de 2018
24/03/2018

O bebê que tem sua saúde bem cuidada, um vínculo saudável com o seu cuidador, é respeitado no seu ritmo e características pessoais e ainda tem liberdade de movimentos para explorar um ambiente seguro acolhedor e estimulante terá prazer em ser e estar no mundo.
A Abordagem Pikler nos ensina metodologias e experiências práticas, a Pedagogia Waldorf a compreensão do ser humano e a neurociência nos dá referências científicas sobre o desenvolvimento do cérebro que proporcionam o conhecimento necessário para que possamos oferecer toda a liberdade que os bebês precisam para se manterem ativos, curiosos e interessados em explorar, conhecer, e assim, se desenvolver de forma ativa e plena.
Público alvo: Gestores da Educação Infantil, professores, e educadores de crianças de 0 a 3 anos
Liberdade para os Bebês! em 2018 será realizado em 4 módulos de 8 horas aos sábados das 8:30 às 18:00 h.
Primeiro módulo: 24/03 – Os cuidados cotidianos
É através dos cuidados cotidianos que o vínculo se forma. E é justamente o vínculo que traz segurança e motivação para explorar e conhecer o mundo em que o bebê acaba de chegar.
A alimentação é uma parte importante e significativa dos cuidados cotidianos. Alimentar é muito mais do que nutrir, um mundo inteiro de sensações, sabores texturas e cheiros se abrem com a alimentação. Além de ser também uma atividade social em que há regras e costumes a serem aprendidos. A alimentação é um grande e importante campo de aprendizagem e desenvolvimento.
Temas do módulo:
• O que acontece durante os cuidados?
• Como cuidar? – Coreografia dos cuidados
• Neurociência – o desenvolvimento do cérebro infantil
• Alimentação
Neste módulo teremos uma profissional convidada, Lica Sisla que irá trabalhar o tema alimentação.
Segundo módulo: 28/04 – Motricidade livre
A liberdade de movimentos favorece o desenvolvimento da consciência corporal, a noção de equilíbrio e movimento, ou seja, a coordenação motora global.
Estudar as etapas do desenvolvimento motor possibilita ao profissional acompanhar a criança e saber se ela está se desenvolvendo de forma adequada ou se é necessário buscar uma avaliação especializada.
O desenvolvimento da autonomia será uma conquista gradativa da criança que tem liberdade de movimentos. Como acompanhar oferecendo tempo e espaço para que a autonomia verdadeiramente aconteça?
Temas do módulo:
• Etapas do desenvolvimento motor
• Reflexos
• Integração sensorial
• Os 12 sentidos (visão antroposófica sobre os sentidos humanos)
• Movimentos intermediários
• Autonomia
Terceiro módulo 26/05 – O Brincar
O conhecimento que a criança adquiri brincando livremente é algo que nenhum adulto pode lhe oferecer, é a vivencia e a experimentação lúdica que irão proporcionar as condições básicas para o desenvolvimento cognitivo, para o pensar.
Temas do módulo:
• Brinquedos adequados
• Organização do espaço físico
• Desenvolvimento intelectual
• As quatro dimensões da instituição de ensino
Metodologia:
➢ Vídeos
➢ Dinâmicas
➢ Textos e reflexões
Quarto módulo – 09/06 – Observação
Para observar crianças precisamos treinar nosso olhar, determinar focos de observação e desenvolver metodologias de registro para que possamos estar atentos e perceber cada pequena habilidade adquirida que possibilitará novos patamares no desenvolvimento global ou a detectar a necessidade de novos desafios.
Temas do módulo:
• Áreas de observação
• Metodologia de observação
- O que observar?
- Como observar?
- Com que objetivo?
• Registro e anotações
Investimento
até 23/02: R$ 1.000,00
até 10/03: R$ 1.200,00
de 11/03 até 23/03: R$ 1.400,00