Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Curso Liberdade para os Bebês! Os três primeiros anos de vida

sábado, 28 de agosto das 09:00 - sábado, 27 de novembro das 17:30

CURSO ONLINE COM INTERAÇÃO À DISTÂNCIA

Quando oferecemos aos bebês liberdade para se mover, reconhecemos o importante papel dos movimentos para o desenvolvimento infantil. Ao se mover de forma autônoma e livre, o bebê aprende sobre o seu próprio corpo, desenvolve e reconhece suas capacidades motoras e desta forma aprende a aprender.

O bebê que tem sua saúde bem cuidada, um vínculo saudável com o seu cuidador, é respeitado no seu ritmo e características pessoais e ainda tem liberdade de movimentos para explorar um ambiente seguro, acolhedor e estimulante terá prazer em ser e estar no mundo. A Abordagem Pikler, a Pedagogia Waldorf e a neurociência nos oferecem o conhecimento teórico e prático necessário para que possamos proporcionar toda a liberdade que os bebês precisam para se manterem ativos, curiosos e interessados em explorar, conhecer, e assim, se desenvolver de forma ativa e plena.

Primeiro módulo

28/08 Os cuidados cotidianos

Durante os cuidados cotidianos é formado o vínculo de afeto entre o bebê e o adulto.  O vínculo de afeto é fundamental para o desenvolvimento da saúde mental, pois, oferece a segurança emocional necessária para explorar e conhecer o mundo em que o bebê acaba de chegar.

Alimentar é muito mais do que nutrir, um mundo inteiro de sensações, sabores texturas e cheiros se abrem com a alimentação. Além de ser também uma atividade social importante e significativa em que há regras e costumes a serem aprendidos, a alimentação é um grande e importante campo de aprendizagem e desenvolvimento.

Emmi Pikler, histórico e desenvolvimento da Abordagem Pikler.

 

Temas do módulo:

  • Quem foi Emmi Pikler?
  • O que acontece durante os cuidados?
  • Como cuidar? – Coreografia dos cuidados
  • A introdução alimentar

 

Segundo módulo

 

25/09Motricidade livre

A liberdade de movimentos favorece o desenvolvimento da consciência corporal, a noção de equilíbrio, movimento e a coordenação motora global trazendo autonomia e segurança para o bebê e a criança pequena. Estudar as etapas do desenvolvimento motor possibilita aos pais e profissionais acompanhar a criança encontrando formas para apoiar o desenvolvimento sadio através da organização do espaço e do cultivo do vínculo.

Os sentidos preenchem nosso mundo interno com impressões e informações recebidas do mundo externo. Rudolf Steiner identifica 12 sentidos, 12 diferentes canais de percepção que nos possibilitam conhecer e atuar no mundo.

Para o sucesso do desfralde, é necessário observar a maturidade física, psíquica e o desejo da criança em participar de forma ativa deste processo.

 

Temas do módulo:

  • Etapas do desenvolvimento motor
  • Reflexos
  • Integração sensorial
  • Os 12 sentidos (visão antroposófica sobre os sentidos humanos)
  • Movimentos intermediários
  • O controle dos esfíncteres

 

Terceiro módulo

23/10 O Brincar

 

Brincar é a alegria de experimentar e conhecer.

A criança aprende a aprender brincando, conhece o próprio corpo, o ambiente que a rodeia e se relaciona com outras crianças e com os adultos, desenvolvendo habilidades sociais e capacidades cognitivas.

Ao brincar a criança faz hipóteses, testa possibilidades e experimenta de forma ativa. Brincando o bebê e a criança pequena aprendem a pensar.

A neurociência, através dos seus estudos, comprova o impacto decisivo das primeiras experiências e das inter-relações pessoais na formação do cérebro infantil nos primeiros três anos de vida.

O desenvolvimento da autonomia será uma conquista gradativa da criança que tem liberdade de movimentos. Quando oferecemos tempo e espaço para que a criança interaja e atue de acordo com a sua própria iniciativa, proporcionamos o desenvolvimento da verdadeira autonomia.

 

Temas do módulo:

  • Neurociência – o desenvolvimento do cérebro infantil
  • Os brinquedos adequados
  • A organização do espaço físico
  • Desenvolvimento intelectual
  • Autonomia

 

 

Quarto módulo

27/11Observação

Conflitos fazem parte do processo de socialização, precisamos apoiar o desenvolvimento de habilidades sociais nas crianças pequenas.

A linguagem se estabelece na relação, desde o nascimento durante os momentos dos cuidados através da interação com o outro que fala. A linguagem também é uma forma de vínculo é uma construção conjunta entre a criança e o adulto.

A observação é um instrumento indispensável nos cuidados com bebês e crianças pequenas. A qualidade da nossa atuação como pais ou profissionais se aprimora quando percebemos pequenos detalhes que tornam nossa atuação mais adequada e pertinente. Para observar crianças precisamos treinar nosso olhar para perceber cada pequena habilidade adquirida, detectar necessidades ou mudanças necessárias.

 

Temas do módulo:

  • O papel dos conflitos no processo de socialização
  • Da vocalização a palavra
  • Metodologia de observação
    • O que observar?
    • Como observar?
    • Com que objetivo?
  • Registro e anotações
  • As quatro dimensões da instituição de ensino

 

Detalhes

Início:
sábado, 28 de agosto das 09:00
Final:
sábado, 27 de novembro das 17:30
Categoria de Evento:
Website:
http://liberdadeparaosbebes.com.br/blog/curso/?utm_medium=site%20lpob&utm_source=events-calendar&utm_campaign=lpob%201o%20semestre%202021

Local

evento online

Organizador

Patrícia Gimael
Telefone:
(11) 98339-3884
E-mail:
contato@patriciagimael.com.br