Quando oferecemos aos bebês liberdade para se mover, reconhecemos a importância dos movimentos para o desenvolvimento infantil. Ao se mover de forma autônoma e livre, o bebê aprende sobre o seu próprio corpo, desenvolve e reconhece suas capacidades motoras e desta forma aprende a aprender.
O bebê que tem sua saúde bem cuidada, um vínculo saudável com o seu cuidador, é respeitado no seu ritmo e características pessoais e ainda tem liberdade de movimentos para explorar um ambiente seguro, acolhedor e estimulante terá prazer em ser e estar no mundo. A Abordagem Pikler, a Pedagogia Waldorf e a neurociência nos oferecem o conhecimento teórico e prático necessário para que possamos proporcionar toda a liberdade que os bebês precisam para se manterem ativos, curiosos e interessados em explorar, conhecer, e assim, se desenvolver de forma ativa e plena.

Para quem o curso é indicado

Gestores da Educação Infantil, professores, e educadores de crianças de 0 a 3 anos.

CURSO ONLINE COM INTERAÇÃO À DISTÂNCIA

24 horas divididas em 4 módulos aos sábados 
das 9:00 às 17:30 h 
+
8 horas de tarefas a serem realizadas entre os módulos.

Carga horária total: 32 horas

Os Cuidados Cotidianos

Sábado, 22/08/2020

É através dos cuidados cotidianos que o vínculo entre o bebê e o adulto vai gradativamente se formando. E é justamente o vínculo que traz segurança e motivação para explorar e conhecer o mundo em que o bebê acaba de chegar.

A alimentação é uma parte importante e significativa dos cuidados cotidianos. Alimentar é muito mais do que nutrir, um mundo inteiro de sensações, sabores texturas e cheiros se abrem com a alimentação. Além de ser também uma atividade social em que há regras e costumes a serem aprendidos. A alimentação é um grande e importante campo de aprendizagem e desenvolvimento.

Temas do módulo

  • O que acontece durante os cuidados?
  • Como cuidar? – coreografia dos cuidados
  • Neurociência – o desenvolvimento do cérebro infantil
  • Alimentação

Motricidade Livre

Sábado, 26/09/2020

A liberdade de movimentos favorece o desenvolvimento da consciência corporal, a noção de equilíbrio, movimento e a coordenação motora global trazendo autonomia e segurança para o bebê e a criança pequena. Estudar as etapas do desenvolvimento motor possibilita ao profissional acompanhar a criança encontrando formas para apoiar e promover o desenvolvimento sadio através da organização do espaço e do cultivo do vínculo.

O desenvolvimento da autonomia será uma conquista gradativa da criança que tem liberdade de movimentos. Quando oferecemos tempo e espaço para que a criança interaja e atue de acordo com a sua própria iniciativa, proporcionamos o desenvolvimento da verdadeira autonomia.

Temas do módulo

  • Etapas do desenvolvimento motor
  • Reflexos e integração sensorial
  • Os 12 sentidos (visão antroposófica sobre os sentidos humanos)
  • Autonomia

O Brincar

Sábado, 24/10/2020

Brincando a criança conhece o próprio corpo, o ambiente que a rodeia e se relaciona com outras crianças e com os adultos, desenvolvendo habilidades sociais. Ao brincar a criança faz hipóteses, testa possibilidades e experimenta de forma ativa. A criança aprende a aprender brincando. O conhecimento que a criança adquire brincando livremente é algo que nenhum adulto pode lhe oferecer, é a vivência e a experimentação lúdica que irão proporcionar as condições básicas para o desenvolvimento cognitivo, para o pensar.

Temas do módulo

  • Brinquedos adequados
  • Organização do espaço físico
  • Desenvolvimento intelectual
  • As quatro dimensões da instituição de ensino

Observação

Sábado, 28/11/2020

Para observar crianças precisamos treinar nosso olhar, determinar focos de observação e desenvolver metodologias de registro para que possamos estar atentos e perceber cada pequena habilidade adquirida que possibilitará novos patamares no desenvolvimento global ou a detectar a necessidade de novos desafios.

A linguagem se estabelece na relação, desde o nascimento durante os momentos dos cuidados através do contato com a linguagem do outro. A linguagem também é uma forma de vínculo é uma construção conjunta entre criança e adultos.

Temas do módulo

  • Áreas de observação
  • Metodologia de observação 
         o O que observar? 
         o Como observar? 
         o Com que objetivo?
  • Registro e anotações
  • Da vocalização a palavra

Metodologia:

O curso será realizado em ambiente virtual de aprendizagem (AVA). As aulas serão realizadas pela plataforma Zoom, acontecerão em tempo real com a interação em pequenos grupos de discussão, com a utilização de dinâmicas, vídeos, textos, reflexões e exposição de situações cotidianas.

Investimento

inscrições até 21/08/2020

R$ 1.000,00
à vista

ou 4x de R$ 250,00 
no cartão

Clique aqui
e faça sua inscrição

pagamento online via boleto, transferência eletrônica ou parcele em até 12x no cartão de crédito.


Compra Segura

Inscreva-se on line através do PagSeguro do UOL

Desconto para grupos a partir de 3 pessoas

Informe-se

Certificado

Envio por email de certificado para os interessados

Política de cancelamento e condições para ressarcimento do valor pago: O prazo máximo para comunicação da desistência do curso é de até 4 dias antes da data da sua realização. Em caso de não comparecimento no curso ou em algum modulo sem aviso prévio, não haverá ressarcimento do valor pago, salvo motivo de força maior, comprovado através de documentos. O ressarcimento do valor pago está sujeito a descontos das taxas da operadora de cartão de crédito e/ou da empresa intermediadora da operação.

Depoimentos

"Todos os temas foram abordados com clareza, segurança e explicação prática relacionada à teoria. O curso todo foi significativo e intenso".

Liziane Vasconcelos Lima

Presidente do Lar de Luz Meimei

"O curso é extremamente rico e oferece ferramentas importantes para o desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo dos bebês"

Márcia Ribeiro Pinto Ferreira

Família acolhedora voluntária do Instituto Fazendo História

"Gostaria de agradecer pela oportunidade de aprender mais como educadora e ser humano, foi um curso riquíssimo,nos fazendo repensar sobre acreditar mais em nossas crianças e respeitar as características de cada uma"

Fábia Cristina da Silva Moraes

professora na creche do Hospital Israelita Albert Einstein

Patrícia Gimael

CRP 06/50090

Psicóloga tem formação Junguiana, em Psicologia ampliada pela Antroposofia e como Aconselhadora Biográfica. Atende crianças em consultório particular e realiza orientação aos pais desde 1996.

Iniciou seus estudos sobre a Abordagem Pikler em 2009 com Sylvia Nabinger e Myrtha Chokler, tendo aprofundado seus estudos em 2013, 2017 e 2019 em Budapeste com Anna Tardos e sua equipe. Em 2018 em Paris na APLF – Associação Pikler-Lóczy da França. Em 2020 fez mais um módulo do curso de formação para Pedagogo Pikler em São Paulo com docentes do Instituto Pikler de Budapeste.

Desenvolve, coordena e é docente em projetos de formação continuada para professores da rede pública e privada de ensino com base na Pedagogia Waldorf, no estudo do desenvolvimento infantil, na neurociência e na Abordagem Pikler. Um dos membros fundadores da Associação Pikler Brasil, hoje integra o Comitê de publicação. Membro da diretoria da ABPA - Associação Brasileira de Psicólogos Antroposóficos.

Coautora das seguintes publicações: 
Infância Vivenciada (2013) - Editora Paulinas 
Estudos e Reflexões de Lóczy (2011) organizado e publicado pela OMEP - Organização Mundial para Educação Pré Escolar 
O Acolhimento de bebês: práticas e reflexões compartilhadas, publicado pelo Instituto Fazendo História (2014)