O início da vida é o período de constituição do sujeito, quando as bases para a saúde física e mental, a vitalidade e as competências: emocional, motora e cognitiva são fundadas.

Nos três primeiros anos quando oferecemos liberdade de movimentos para bebês e crianças pequenas, um ambiente seguro, caloroso e responsivo estamos também oferecendo as bases para o desenvolvimento da autoestima.

A Abordagem Pikler, a Pedagogia Waldorf e a neurociência ensinam a proporcionar toda a liberdade que os bebês precisam para se manterem ativos, curiosos e interessados em explorar, conhecer, e assim, se desenvolver de forma ativa e plena.

Para quem o curso é indicado

Pais, educadores, gestores da Educação Infantil e professores de crianças de 0 a 3 anos

CURSO ONLINE COM INTERAÇÃO À DISTÂNCIA

4 módulos de 6 horas aos sábados das 9:00 às 17:30 h
+
atividades complementares entre os módulos.

Carga horária total do curso: 32 horas

Os Cuidados Cotidianos

Sábado, 28/08/2021

Durante os cuidados cotidianos é formado o vínculo de afeto entre o bebê e o adulto. O vínculo de afeto é fundamental para o desenvolvimento da saúde mental, pois, oferece a segurança emocional necessária para explorar e conhecer o mundo em que o bebê acaba de chegar.

Alimentar é muito mais do que nutrir, um mundo inteiro de sensações, sabores texturas e cheiros se abrem com a alimentação. Além de ser também uma atividade social importante e significativa em que há regras e costumes a serem aprendidos, a alimentação é um grande e importante campo de aprendizagem e desenvolvimento.

Emmi Pikler, histórico e desenvolvimento da Abordagem Pikler.

Temas do módulo

  • Quem foi Emmi Pikler?
  • O que acontece durante os cuidados?
  • Como cuidar? - Coreografia dos cuidados
  • A introdução alimentar

Motricidade Livre

Sábado, 25/09/2021

A liberdade de movimentos favorece o desenvolvimento da consciência corporal, a noção de equilíbrio, movimento e a coordenação motora global trazendo autonomia e segurança para o bebê e a criança pequena. Estudar as etapas do desenvolvimento motor possibilita aos pais e profissionais acompanhar a criança encontrando formas para apoiar o desenvolvimento sadio através da organização do espaço e do cultivo do vínculo.

Os sentidos preenchem nosso mundo interno com impressões e informações recebidas do mundo externo. Rudolf Steiner identifica 12 sentidos, 12 diferentes canais de percepção que nos possibilitam conhecer e atuar no mundo.

Para o sucesso do desfralde, é necessário observar a maturidade física, psíquica e o desejo da criança em participar de forma ativa deste processo.

Temas do módulo

  • Etapas do desenvolvimento motor
  • Reflexos e integração sensorial
  • Os 12 sentidos (visão antroposófica sobre os sentidos humanos)
  • Movimentos intermediários
  • O controle dos esfíncteres

O Brincar

Sábado, 23/10/2021

Brincar é a alegria de experimentar e conhecer.

A criança aprende a aprender brincando, conhece o próprio corpo, o ambiente que a rodeia e se relaciona com outras crianças e com os adultos, desenvolvendo habilidades sociais e capacidades cognitivas.

Ao brincar a criança faz hipóteses, testa possibilidades e experimenta de forma ativa. Brincando o bebê e a criança pequena aprendem a pensar.

A neurociência, através dos seus estudos, comprova o impacto decisivo das primeiras experiências e das inter-relações pessoais na formação do cérebro infantil nos primeiros três anos de vida.

O desenvolvimento da autonomia será uma conquista gradativa da criança que tem liberdade de movimentos. Quando oferecemos tempo e espaço para que a criança interaja e atue de acordo com a sua própria iniciativa, proporcionamos o desenvolvimento da verdadeira autonomia.

Temas do módulo

  • Neurociência – o desenvolvimento do cérebro infantil
  • Os brinquedos adequados
  • A organização do espaço físico
  • Desenvolvimento intelectual
  • • Autonomia

Observação

Sábado, 27/11/2021

Conflitos fazem parte do processo de socialização, precisamos apoiar o desenvolvimento de habilidades sociais nas crianças pequenas.

A linguagem se estabelece na relação, desde o nascimento durante os momentos dos cuidados através da interação com o outro que fala. A linguagem também é uma forma de vínculo é uma construção conjunta entre a criança e o adulto.

A observação é um instrumento indispensável nos cuidados com bebês e crianças pequenas. A qualidade da nossa atuação como pais ou profissionais se aprimora quando percebemos pequenos detalhes que tornam nossa atuação mais adequada e pertinente. Para observar crianças precisamos treinar nosso olhar para perceber cada pequena habilidade adquirida, detectar necessidades ou mudanças necessárias.

Temas do módulo

  • O papel dos conflitos no processo de socialização
  • Da vocalização a palavra
  • Metodologia de observação 
         o O que observar? 
         o Como observar? 
         o Com que objetivo?
  • Registro e anotações
  • As quatro dimensões da instituição de ensino

Metodologia:

O curso será realizado em ambiente virtual de aprendizagem (AVA). As aulas serão realizadas pela plataforma Zoom, acontecerão em tempo real com a interação em pequenos grupos de discussão, com a utilização de dinâmicas, vídeos, textos, reflexões e exposição de situações cotidianas.

Investimento

Desconto especial para inscrições antecipadas

Inscrições até 27/08

R$ 1.100,00

ou 4x de R$ 275,00
no cartão

pagamento online via boleto, transferência eletrônica ou parcele em até 12x no cartão de crédito.

Clique aqui
e faça sua inscrição

Compra Segura

Inscreva-se on line através do PagSeguro do UOL

10% Desconto para grupos a partir de 3 pessoas

Certificado

Envio por email de certificado para os interessados

Política de cancelamento e condições para ressarcimento do valor pago: O prazo máximo para comunicação da desistência do curso é de até 4 dias antes da data da sua realização. Em caso de não comparecimento no curso ou em algum módulo sem aviso prévio, não haverá ressarcimento do valor pago, salvo motivo de força maior, comprovado através de documentos. O ressarcimento do valor pago está sujeito a descontos das taxas da operadora de cartão de crédito e/ou da empresa intermediadora da operação.

Depoimentos

Como uma virada de estação que permite um novo florescer. Encontrar no mundo novas possibilidades de transformar a vida dos bebês. Olhar renovado para uma infância cheia de vida e amor

Natalia D'Andrea

Escola Internacional Alphaville

"Gostaria de agradecer pela oportunidade de aprender mais como educadora e ser humano, foi um curso riquíssimo,nos fazendo repensar sobre acreditar mais em nossas crianças e respeitar as características de cada uma"

Fábia Cristina da Silva Moraes

professora na creche do Hospital Israelita Albert Einstein

"O curso é extremamente rico e oferece ferramentas importantes para o desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo dos bebês"

Márcia Ribeiro Pinto Ferreira

Família acolhedora voluntária do Instituto Fazendo História

"Todos os temas foram abordados com clareza, segurança e explicação prática relacionada à teoria. O curso todo foi significativo e intenso".

Liziane Vasconcelos Lima

Presidente do Lar de Luz Meimei

Patrícia Gimael

CRP 06/50090

Psicóloga tem formação Junguiana, em Psicologia ampliada pela Antroposofia e como Aconselhadora Biográfica. Atende crianças em consultório particular e realiza orientação aos pais desde 1996.

Iniciou seus estudos sobre a Abordagem Pikler em 2009 com Sylvia Nabinger e Myrtha Chokler, tendo aprofundado seus estudos em 2013, 2017 e 2019 em Budapeste com Anna Tardos e sua equipe. Em 2018 em Paris na APLF – Associação Pikler-Lóczy da França. Em 2020 fez mais um módulo do curso de formação para Pedagogo Pikler em São Paulo com docentes do Instituto Pikler de Budapeste.

Desenvolve, coordena e é docente em projetos de formação continuada para professores da rede pública e privada de ensino com base na Pedagogia Waldorf, no estudo do desenvolvimento infantil, na neurociência e na Abordagem Pikler.

Membro fundadora da Associação Pikler Brasil

Coautora das seguintes publicações: 
Infância Vivenciada (2013) - Editora Paulinas 
Estudos e Reflexões de Lóczy (2011) organizado e publicado pela OMEP - Organização Mundial para Educação Pré Escolar 
O Acolhimento de bebês: práticas e reflexões compartilhadas, publicado pelo Instituto Fazendo História (2014)