Alimentação infantil – do peito para a papinha

Comer é muito mais do que alimentar o corpo. Os alimentos têm cor, cheiro, textura e sabor. Quando o bebê, a partir dos seis meses, começa a comer ele ou ela irá desenvolver o seu paladar. Experimentando o que é doce, amargo, azedo, ácido, salgado, etc. Um mundo inteiro de sensações e experiências novas se abrem para o bebê quando ele deixa de ser alimentado apenas no peito da mãe ou com a mamadeira.

Como a criança está acostumada a ser alimentada no colo, uma forma de garantir que a passagem do peito para a papinha seja suave e prazerosa é alimentar o bebê no colo, na mesma posição em que ele mama, semi-sentado.

Prepare a fruta ou papinha que você irá oferecer, coloque uma almofada em um dos braços de uma poltrona ou cadeira com braço, apoie bem os seus pés no chão, acomode de forma confortável a você e ao seu bebê no seu colo, tendo ao lado uma mesa de apoio com o que for necessário. Coloque a papinha em uma vasilha funda ou copo, fácil de segurar e comece a oferecer ao bebê.

O bebê pode ser alimentado desta forma até que aprenda a se sentar sozinho, sem nenhum apoio. No cadeirão, muitas vezes a criança se sente pressa e obrigada a comer, no colo isto não acontece.

O leite materno é levemente adocicado. Quando começamos a dar a alimentação salgada é comum os bebês fazerem caretas, mas em seguida abrirem novamente a boca esperando uma nova colherada. Muitas vezes o sabor é novo e estranho e o bebê precisa se acostumar com a novidade.

Os alimentos devem ser introduzidos um de cada vez, começando com uma pequena prova, e a quantidade deve ir aumentando gradativamente.
Os alimentos devem ser introduzidos um de cada vez, começando com uma pequena prova, e a quantidade deve ir aumentando gradativamente.

Lembre-se de que o bebê não precisa comer grande quantidade para estar bem alimentado, preocupe-se mais com a qualidade do alimento que é oferecido. Ofereça pequenas porções, espere que o bebê peça por mais. Desta forma a comida que ficou na panela tampada, ainda estará quente e gostosa, aumentando a chance de que ele (a) coma mais e melhor. Bebês normalmente comem devagar e a comida costuma esfriar no prato, o que faz com que a criança se desinteresse pelo alimento.

Não ofereça bebida durante a refeição, depois que a criança comer tudo o que deseja, você pode oferecer um suco ou vitamina de frutas. O líquido tira o espaço da comida salgada que é mais nutritiva.

Jamais dê uma colher a mais que não seja aceita com satisfação. Comer deve ser uma atividade prazerosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *